picture-single

01/06/23

INVERNO SEM ALERGIA – ANTECIPAÇÃO DE ABERTURA DAS AGENDAS

publicado em 01/06 por iwwa

Os sintomas mais comuns são: dor de cabeça, sensação de peso no rosto e corrimento nasal. A testa e maçã do rosto, são as partes mais atingidas pela sinusite.

A sinusite pode ser causada por vírus influenza ou bacteriana. E seu grau de agressividade, deve ser verificada através de exames de imagem.

Raio-X

Este exame é indicado para confirmar quadros de sinusite e rinossinusite. Sem a necessidade de preparo, o exame não provoca dores e é realizado rapidamente. Com ele, é possível identificar até mesmo inflamações profundas e obstruções faciais que outros exames não poderiam identificar.

Tomografia Computadorizada

Ideal para verificar toda a anatomia dos seios nasais. Indicado quando a sinusite está fora do comum e que muitas vezes necessitam de intervenção cirúrgica.

Endoscopia Nasal

Inserido pelo nariz, o aparelho vai visualizar toda a cavidade nasal.

Ressonância Magnética

É possível avaliar possíveis complicações causadas pela sinusite, além de tumores e nódulos da região. Assim como a tomografia, o exame também pode ser feito com o contraste. Independente da forma de realização, é um exame rápido e indolor.

Oferecendo imagens nítidas dos ossos que delimitam os seios paranasais, a ressonância magnética serve como exame complementar – o que permite um diagnóstico ainda mais completo.

Tratamento

O tratamento é feito com antibióticos, antiinflamatórios, corticóides, descongestionantes por via oral, além de lavagem nasal com soro fisiológico 0,9%, descongestionante nasal tópico e sprays nasais. Em casos crônicos, persistentes ou redicivantes, a cirurgia pode ser indicada para drenagem das secreções, abertura, correção de bloqueios e ampliar a